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Orientações para manter a saúde mental durante a quarentena

CONTEÚDO DESENVOLVIDO PELO SETOR DE PSICOLOGIA DA ONCOLÓGICA DO BRASIL

Devido à pandemia do COVID-19 que se alastra pelo nosso estado, observamos cada vez mais a preocupação de nosso pacientes com a contaminação e aumento de aderência quanto às medidas de proteção, uma delas a quarentena. De certa forma a cidade tem parado para evitar ainda mais o risco de contaminação entre as pessoas.

É importante levarmos em consideração que pacientes oncológicos, precisam manter o tratamento. Não podemos esquecer que um adoecimento não anula o outro e a Oncológica do Brasil tem se preparado com as medidas de segurança cabível para lidar com a situação dentro os profissionais de saúde envolvidos até o mais importante, a segurança de nossos pacientes oncológicos.

Por este motivo o setor de Psicologia elaborou alguns pontos importantes para se passar o tempo em casa de maneira saudável visando qualidade de vida e bem estar emocional.

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Distribua afazeres pela casa sem estresse

Mantenha sua casa por completo um local para se locomover e fazer as atividades diárias em locais específico e não somente em um cômodo. É importante definir que quarto é para dormir, entretenimento visual como assistir televisão, pode ser feito na sala. Na cozinha é o local utilizado para alimentar-se. Vivenciar cada cômodo de sua casa ajuda a não mantermos uma reclusão e um lugar só por muito tempo, aliviando de sentimento como tédio e irritabilidade.

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Reduza seu estresse diário

Pessoas com tendência à ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário e existem diversas formas de fazer isso. Para as que ficam estressadas com mais facilidade, recomendo técnicas de relaxamento. Coloque um aviso no celular de 3min, enquanto você fecha os olhos e imagina seu pulmão enchendo e fechando (fazendo o exercício respiratório). Ao perceber que sua atenção será dispersa, volte e concentre-se no exercício, você observará que com a prática recorrente dessa atividade de relaxamento e atenção focada, seu índice de ansiedade irá reduzir.

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Experimente controlar a respiração

Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Para uma busca de controle melhor, pode ser sugerido que se imagine um pulmão enchendo e esvaziando, evitando assim qualquer pensamento aleatório que não o idealizado. (Busca e treino de atenção focada). Busca auxílio para redução de estresse.

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Evite pensamentos negativos

Em situações de ansiedade que se estendam por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos. Se esses pensamento vierem solicitar o auxílio psicológico focal.

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Mantenha o foco da atenção no presente

Pois quando sua mente está dedicada integralmente ao momento atual, você tem total capacidade de análise, julgamento e ação; portanto, esta é uma boa forma de controlar a ansiedade.

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Busca por uma melhor organização

Para quem vive na bagunça gasta tempo para achar o que precisa, acumula coisas sem utilidade, dificultando o bem-estar e acaba por criar sentimentos de ansiedade. Trabalhar, estudar e viver em ambiente minimamente organizado ajuda no equilíbrio emocional e controle da ansiedade e alívio de sentimento de tédio.

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Dedique tempo para o autocuidado

Pois quando se reservar algum tempo do dia para você e ser capaz de ouvir suas reais necessidades pode contribuir diretamente para o controle da ansiedade.

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Cuide dos pensamentos para sorrir mais

Atenção ao que você pensa, pois isso terá impacto direto no seu humor. Avalie suas ideias. Ponha um ponto final em "filmes mentais" de assuntos negativos sem resolução. Seja capaz de se planejar, programar e ser forte, sem precisar montar um cenário terrível em sua mente (Obs. Fazer isso com auxílio profissional).

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Confie mais em si mesmo (a) Autoconfiança

Você é (ou deveria ser), sem dúvida alguma, a sua melhor companhia. Não há ninguém que estará ao lado mais tempo que você mesmo, por isso, invista nessa bela "parceria" com você mesmo. Seja fiel a você. Confie mais e isso lhe dará forças para lidar com a ansiedade do dia a dia (Obs. Fazer com auxílio profissional).

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Cuide bem de seu momento antes de dormir

Evite ações que levam à agitação, preocupação e desgaste. Nem sempre podemos prever o que pode acontecer pouco antes de dormir, mas aquilo que depende de nós devemos fazer bem feito.