Dicas de Saúde

Tratamento do câncer: boa hidratação é fundamental contra efeitos colaterais

11 de janeiro de 2018

Tratamento do câncer vai além de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. A qualidade de vida do paciente é o que mais importa. E a hidratação tem papel fundamental nesta luta.

São vários os possíveis efeitos colaterais inerentes ao tratamento do câncer. Os vômitos são, de forma quase unânime, os que mais incomodam os pacientes. Como os episódios costumam ser frequentes, ocorre uma perda significativa de líquidos e sais minerais que precisam ser repostos o mais breve possível.

O paciente precisa repor líquidos para evitar a desidratação e diminuir a sensação de fraqueza causada pelos vômitos. Se as náuseas forem muita intensas a ponto de serem provocadas até pela ingestão de líquidos, a recomendação é que se consuma em pequenos goles ao longo do dia. Uma estratégia utilizada por muitos pacientes é chupar pedaços de gelo.

A água é fundamental para a hidratação do corpo, mas é importante ingerir também água de coco, que ajuda a repor sais minerais, vitamina C, vitaminas do Complexo B, aminoácidos e outros nutrientes, que contribuem para fortalecer a imunidade do paciente.

Hidrate-se!

Clique aqui e curta nossa página no Facebook!

Curta nossa página no Facebook! Voltar