Dicas de Saúde

Tratamento do câncer de cólon e o poder das nozes

1 de fevereiro de 2018

Tratamento do câncer e dieta tem pouca relação quando o assunto é recorrência e a mortalidade. Mas um estudo avaliou as nozes como peça fundamental na batalha contra o câncer de cólon.

Um estudo observacional com 826 pacientes em tratamento do câncer de cólon em estágio III mostrou que aqueles pacientes que consumiram cerca de 57 gramas, ou mais, de nozes por semana tiveram 42% menos chances de recorrência da doença e 57% menos chance de morte em comparação com aqueles que não ingeriram o alimento.

As nozes já haviam sido associadas à menor incidência de obesidade, diabetes tipo 2 e redução da resistência à insulina, condições de saúde associadas a um maior risco de recorrência e morte por câncer de cólon.

Uma análise secundária revelou que o benefício do consumo de nozes estava limitado às tree nuts (amêndoas, nozes, avelãs, castanhas de caju e nozes pecã). Não houve redução da recorrência do câncer e morte entre os pacientes que consumiram amendoim ou manteiga de amendoim, possivelmente por sua diferente composição metabólica.

Embora diversos estudos tenham considerado a dieta como uma importante ferramenta para a prevenção do câncer, este é um dos primeiros trabalhos a olhar o papel do consumo de nozes e sua influência sobre a recorrência e a mortalidade no câncer de cólon.

Lembre-se: alimentos e hábitos de vida ajudam a prevenir doenças, amenizar sintomas ou efeitos colaterais, melhorar a qualidade de vida e sobrevida do paciente. Não acredite em cura milagrosa através de chás, sucos ou dieta específica. Além de mentirosas, essas promessas de cura podem ser prejudiciais ao seu tratamento e sua saúde.

Curta nossa página no Facebook! Voltar