Oncológica do Brasil
Home Especialidades

Especialidades

Clínica Médica

A clínica médica consiste no tratamento médico geral e engloba todas as áreas não cirúrgicas em que o médico trata dos problemas da saúde como um todo, encaminhando para outras áreas específicas, quando necessário.

Cirurgia Oncológica

A cirurgia oncológica é um dos tripés para o tratamento do câncer, ao lado da quimioterapia e da radioterapia, usada hoje no diagnóstico, estadiamento e tratamento ou extração de quase todos os tumores sólidos ou órgãos afetados pela doença.

Cirurgia Geral e Aparelho Digestivo

A cirurgia geral é a área que engloba todas as áreas cirúrgicas. O médico especialista atua principalmente nos casos de problemas cirúrgicos exploratórios de doenças ainda não diagnosticadas, como as do aparelho digestivo e casos de urgências.

Cirurgia Torácica

A cirurgia torácica trata a caixa torácica e vias aéreas. É a especialidade médica que se ocupa do tratamento de patologias pulmonares e torácicas passíveis de abordagem cirúrgica à exceção das que acometem o coração e grandes vasos.

Ginecologia e Mastologia

É a área da medicina que se dedica aos estudo da fisiologia, patologia e cuidado do corpo da mulher e de seu sistema reprodutor. É imprescindível o acompanhamento da mulher por este profissional já na adolescência, logo após o início da fase menstrual.

A Mastologia é uma subespecialidade que trata da mama, suas alterações benignas, malignas e sua estética.

Urologia

A urologia é a especialidade médica responsável por tratar clinica e cirurgicamente das doenças do aparelho reprodutor masculino e trato urinário do homem de da mulher.

Gastroenterologia

Gastroenterologia é o estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao aparelho digestivo, incluindo erros inatos do metabolismo, doença do trato gastrointestinal, doenças do fígado e cânceres.

Coloproctologia

Coloproctologia é a parte da medicina que estuda e trata os problemas do intestino grosso (cólon), sigmoide e doenças do reto, canal anal e ânus.

Onco-hematologia

A onco-hematologia é a hematologia aplicada a pacientes com doenças malignas no sangue e gânglios ou ínguas. Fazem parte desse grupo os linfomas, leucemias, doenças mieloproliferativas (policitemia, trombocitemoa e mielofibrose), mielodisplasias e o mieloma múltiplo.

Oncologia Clínica

A oncologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento do câncer, incluindo sua etiologia e desenvolvimento. É a especialidade mais nova dentre as especialidades de tratamento com paciente oncológico.

Dermatologia

A dermatologia é o estudo da pele e seus anexos (pelos, glândulas), visando o tratamento e a prevenção das doenças. Esta especialidade também tem uma parte estética preocupada com o melhoramento do aspecto da pessoa.

Radioterapia

A radioterapia é o tratamento empregado em várias doenças, especialmente o câncer, com o uso de raios ionizantes: eletromagnéticos, como os raios X e gama, ou de partículas elementares, como os elétrons, prótons e nêutrons.

Nutrição Oncológica

A nutrição oncológica é a nutrição voltada para o paciente com câncer e o acompanhamento é feito antes, durante e após o tratamento. A nutrição investiga e controla a relação do homem com o alimento para a preservação da sua saúde.

Psicologia Oncológica

A psicologia oncológica é uma especialidade da psicologia e uma subespecialidade da oncologia que procura compreender o impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, de sua família e dos profissionais de saúde envolvidos em seu tratamento.

Fonoaudiologia Oncológica

A fonoaudiologia oncológica é aplicada aos pacientes com câncer, uma vez que o tratamento pode ter como consequência alterações na cavidade oral, faringe, laringe e sistema nervoso, acarretando dificuldades na comunicação oral e na alimentação.

Odontologia/Laser

A fisioterapia em oncologia objetiva preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.

As indicações são determinadas pelas disfunções causadas pelo tumor no paciente, assim como pelos tipos de tratamento adotados

Fisioterapia

A fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções.