Oncológica do Brasil
Home Notícias Dr. Luis Eduardo Werneck MD, PHD lamenta o falecimento do Dr. Hiram Silveira Lucas
Notícia

Dr. Luis Eduardo Werneck MD, PHD lamenta o falecimento do Dr. Hiram Silveira Lucas

Por Comunicação - em 18/09/2020 160 Visualizações
IMG

Foi com grande pesar que a Oncológica do Brasil e o Dr. Luis Eduardo Werneck MD, PHD receberam a notícia do falecimento do Dr. Hiram Silveira Lucas.

Dr. Hiram nasceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de março de 1937, e graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1960), com Especializações em Cancerologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cancerologia (1968); em Medicina do Trabalho, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977); em Mastologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cancerologia (1983) e em Saúde pelo Ibmec Business School (2001).

A base de sua formação em Cancerologia foi desenvolvida no Instituto Nacional do Câncer, onde trabalhou no período compreendido entre 1957 e 1980. Em 1968 foi agraciado com a Direção do Serviço Nacional de Câncer e do Instituto Nacional de Câncer, além do Prêmio Amadeu Fialho pela autoria de “Revisão no Estudo do Sistema Linfático: Algumas Aplicações na Cancerologia”, considerado o melhor trabalho científico apresentado naquele ano.

Fez parte do quadro de médicos do "MD Anderson Cancer Institute", em 1977, e do "Mount Sinai Comprehensive Cancer Center", no ano de 1992, nos Estados Unidos.

Foi Secretário Geral e Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, quando realizou o 1º Concurso para concessão do Título de Especialista em Mastologia (TEMa) no Brasil, em convênio com a Associação Médica Brasileira, da qual foi Presidente do Conselho de Especialistas e, posteriormente, Diretor Científico. Vice-Presidente (três mandatos) e Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, quando adquiriu a sede própria em Salvador, criando a “Casa do Oncologista Brasileiro”. Dirigiu, durante três mandatos, o Departamento de Cancerologia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do qual é Membro Emérito. Presidente da Associação de Assistência aos Cancerosos do Hospital Mário Kroeff.

Livre-docente pela Universidade Gama Filho (1999). Professor Titular do Instituto de Pós- Graduação Médica Carlos Chagas, onde também atuou como Chefe do Departamento de Cirurgia.

Cavaleiro da Ordem do Mérito da Liga Bahiana Contra o Câncer. Detentor da Medalha de Mérito Gama Lobo; da Medalha dos 40 anos da Academia de Ciências Médicas da URRS; da Medalha do Sesquicentenário da Beneficência Portuguesa (RJ); da Medalha Pedro Ernesto pela Cidade do Rio de Janeiro e da Medalha Tiradentes pelos elevados serviços prestados ao Estado, além de ser Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.

Membro fundador da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e da Federación de las Sociedades de Cancerología del Mercosur. Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação; Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Fellow do American College of Surgeons; Membro Fundador da Academia de Medicina do Rio de Janeiro; Membro Titular da Academia Fluminense de Medicina e Coordenador Acadêmico de Oncologia do Hospital Central do Exército.

Na ocasião de sua candidatura como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Câncer de Mama: 5 Anos Depois”.

A Oncológica do Brasil transmite seu pesar e solidariedade aos familiares do médico.

..

Dr. Hiram Silveira Lucas

(Cadeira No. 71)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 71 - Patrono: José Antonio de Abreu Fialho

Eleito: 15/05/1997 - Posse: 24/06/1997 - sob a presidência de Rubem David Azulay

Saudado por: Adayr Eiras de Araújo

Antecessor: Adayr Eiras de Araújo

Compartilhar:

Comentários