Oncológica do Brasil
Home Notícias Oncológica do Brasil alerta para a prevenção no Outubro Rosa
Outubro Rosa

Oncológica do Brasil alerta para a prevenção no Outubro Rosa

Por Comunicação - em 08/10/2020 300 Visualizações
IMG

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, a comemoração foi instituída pela Lei nº 13.733/2018.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Neste Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização "Quanto antes melhor". A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.

Sem distinções socioeconômicas o câncer de mama ocupa o primeiro lugar em todas as regiões brasileiras como o câncer que mais acomete o sexo feminino. Tendo a expectativa para próximos 2 anos de que o Brasil terá aproximadamente 70 mil casos novos de câncer de mama.

E quando olhamos para o norte do Brasil, o câncer de mama na será responsável por aproximadamente 21% de todos os casos de câncer no sexo feminino. Estamos falando de mais de 1970 pacientes que receberão ou receberam o diagnóstico de câncer neste ano. Mães, filhas ou esposas que necessitarão de intervenções terapêuticas que em sua maior parte contarão com um ou a combinação de tratamentos com cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, terapia alvo e imunoterapia.

O médico oncologista Dr. Luis Eduardo Werneck, pesquisador e presidente da Oncológica do Brasil, a boa notícia neste cenário são os avanços ocorridos no arsenal de tratamentos. "Hoje os protocolos são mais eficazes e com efeitos colaterais mais manejáveis. E quando dispomos tratamentos modernos que são realizados no tempo certo, melhores são os resultados para nossos pacientes.", comentou.

Campanha Outubro Rosa Oncológica do Brasil 

O câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis.
Visando chamar atenção para a prevenção a clínica reuniu pacientes e colaboradoras para estrelarem a campanha do Outubro Rosa 2020 que tem como tema central ““Prevenção uma prova de amor pela sua vida”.

Compartilhar:

Comentários