Oncológica do Brasil
Home Notícias Atualizações do estudo DESTINY-Breast01 para câncer de mama metastático HER2 positivo
Tratamentos e Inovações

Atualizações do estudo DESTINY-Breast01 para câncer de mama metastático HER2 positivo

Por Comunicação - em 22/12/2020 101 Visualizações
IMG

Trata-se de um estudo aberto, internacional, multicêntrico, de fase 2, que avaliou o uso trastuzumabe deruxtecan (T-DXd, 5,4 mg/kg) em 184 pacientes com câncer de mama metastático (CMm) HER2 positivo (HER2+) que apresentaram progressão de doença durante ou após exposição a T-DM1 (ado-trastuzumabe emtansina). De acordo com o especialista, as pacientes nessa coorte receberam uma mediana de 6 linhas prévias de tratamento para CMm, ou seja, foram fortemente pré-tratadas.

taxa de resposta objetiva (TRO), caracterizada como desfecho primário deste ensaio, foi de 61,4% (12 respostas completas). A duração mediana de resposta foi de 20,8 meses, com taxa de controle da doença de 97,3%. A mediana de sobrevida livre de progressão (SLP) foi de 19,4 meses, a sobrevida global (SG) estimada foi de 85% e 74% em 12 e 18 meses, respectivamente. Ressalta-se, entretanto, que os dados da SLP e SG ainda são imaturos.

O perfil de segurança do T-DXd foi semelhante ao relatado anteriormente. Após o acompanhamento adicional de nove meses, apenas três novos casos de doença pulmonar intersticial relacionada ao T-DXd foram relatados.

Após essa atualização de dados, conclui-se, portanto, que T-DXd demonstrou altas taxas de resposta, além de respostas antitumorais duradouras, ​​em uma população de pacientes com CMm HER2+ fortemente pré-tratadas. 

 

Referência: 

Shanu M, et al. Updated results from DESTINY-breast01, a phase 2 trial of trastuzumab deruxtecan (T-DXd) in HER2 positive metastatic breast cancer. Abstract PD3-06. Presented at: 2020 Virtual San Antonio Breast Cancer Symposium; December 8-11, 2020.

Compartilhar:

Comentários