Notícias

FDA aprova Ravulizumabe-cwvz para Hemoglobinúria Paroxística Noturna

3 de julho de 2019

Em 21 de dezembro de 2018, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou o ravulizumab-cwvz (Ultomiris) para pacientes adultos com hemoglobinúria paroxística noturna (HPN). A HPN é um distúrbio raro de falência da medula óssea que se manifesta com anemia hemolítica, trombose e citopenias do sangue periférico.

O novo medicamento custará algo em torno de 458 mil dólares/ano no mercado norte-americano, ou seja, 10% a menos do que o Soliris, segundo informações da fabricante.

Os  pacientes com HPN têm episódios frequentes onde as hemácias (células vermelhas do sangue) são prematuramente destruídas (o que algumas vezes ocorre por conta de algum estresse, tais como infecções ou esforço físico), durante os quais podem também experimentar anemia severa, fadiga profunda, dificuldade de respirar, episódios intermitentes de urina escura, doença renal ou dor recorrente.

O médico hematologista Dr. Marcos Laércio, Staff do Centro Avançado de Oncohematologia e Transplantes, esclarece que a hemoglobinuria paroxística noturna é uma doença ultra rara, benigna, tratada exclusivamente pelo hematologista”. Apesar de ser benigna, tal patologia pode trazer repercussões múltiplas que podem levar a morte do paciente,como  tromboses, insuficiência renal e hipertensão pulmonar, incorrendo assim, em comprovada redução da expectativa de vida quando comparada a população normal”, disse.

“No final do ano passado, por seus excelentes resultados, o ravulizumabe foi autorizado pelo FDA para uso nos EUA. Ressalta-se que tal medicamento ainda não é autorizado no Brasil (o eculizumabe, por sua vez, já se encontra registrado pela ANVISA. Porém, com a aprovação do FDA, certamente será uma questão de tempo para este excelente medicamento também estar disponível nacionalmente, trazendo aos pacientes ainda mais comodidade com a mesma eficácia no tratamento da HPN.”, finalizou o Dr. Marcos Laércio.

Fonte: https://www.ascopost.com/News/59600

Curta nossa página no Facebook! Voltar