fbpx

Notícias

FDA concede aprovação acelerada ao SACITUZUMABE GOVITECAN-HZIY para câncer de mama metastático triplo negativo

12 de maio de 2020

Fast Track tem como base a taxa de resposta e a duração da resposta e reforça a premissa de que o antígeno Trop-2 é um importante alvo a ser explorado para o surgimento de novas terapias

O câncer de mama triplo-negativo é hoje o subtipo mais grave dentre os tumores mamários. Embora diversos quimioterápicos tradicionais possam ter algum grau de atividade contra a doença metastática, o controle é pouco duradouro e a expectativa de vida das pacientes é menor que dois anos.

Recentemente, o FDA americano (U.S. Food and Drug Administration) concedeu aprovação acelerada para o sacituzumab govitecan-hziy para pacientes com câncer de mama metastático triplo negativo que receberam pelo menos duas terapias anteriores.

O sacituzumabe govitecan-hziy é um conjugado de droga-anticorpo que combina um anticorpo monoclonal humanizado, que tem como alvo o antígeno 2 da superfície celular dos trofoblastos humanos (Trop-2), com o SN-38, o qual é conjugado ao anticorpo por um ligante clivável. O sacituzumabe govitecan-hziy permite a administração de altas concentrações de SN-38 nos tumores.

A eficácia foi demonstrada no IMMU-132-01 (NCT 01631552), um estudo de fase I/II, multicêntrico, de braço único, que incluiu 108 pacientes com câncer de mama metastático triplo negativo (mTNBC) que receberam pelo menos dois tratamentos anteriores para doença metastática. As pacientes receberam sacituzumabe govitecan-hziy 10 mg/kg EV nos dias 1 e 8 a cada 21 dias. Exames de imagem foram feitos a cada 8 semanas e os pacientes foram tratados até a progressão da doença ou intolerância à terapia.

Os principais desfechos primários avaliados pelo investigador foram taxa de resposta global (ORR) usando RECIST 1.1 e duração da resposta. A ORR foi de 33,3%, sendo 3 respostas completas e 33 respostas parciais (IC 95%: 24,6-43,1) e a mediana da duração da resposta foi de 7,7 meses (IC 95%: 4,9-10,8). A taxa de benefício clínico foi de 45,4%. A mediana de sobrevida livre de progressão foi de 5,5 meses (IC95%: 4,1-6,3) e a mediana de sobrevida global foi de 13,0 meses (IC 95%: 11,2-13,7). Quatro mortes ocorreram durante o tratamento; 3 pacientes (2,8%) interromperam o tratamento devido a eventos adversos. Os eventos adversos de grau 3 ou 4 (em ≥10% dos pacientes) incluíram anemia e neutropenia; 10 pacientes (9,3%) apresentaram neutropenia febril.

A aprovação contínua pode estar condicionada à verificação e descrição do benefício clínico em estudos confirmatórios. Essa aprovação acelerada tem como base a taxa de resposta e a duração da resposta e reforça a premissa de que o antígeno Trop-2 encontrado em muitos cânceres sólidos é um alvo importante a ser explorado para o surgimento de novas terapias.

Referência:
Bardia A, Mayer IA, Vahdat LT, Tolaney SM, Isakoff SJ, Diamond JR, O’Shaughnessy J, Moroose RL, Santin AD, Abramson VG, Shah NC. Sacituzumab govitecan-hziy in refractory metastatic triple-negative breast cancer. New England Journal of Medicine. 2019 Feb 21;380(8):741-51.

Curta nossa página no Facebook! Voltar