Notícias

Homem, chegou a sua vez. É #Novembroazul

Por Comunicação    |    Novembro Azul    |    Em 01/11/2021    |    1436 Visualizações

 

 

Depois de outubro ter a campanha voltada para o combate do câncer de mama, enfim, chegamos em novembro e agora o foco se volta para a saúde do homem, #NovembroAzul visa gerar campanhas de conscientização, orientações e o combate, deste que, segundo o Instituto de Câncer (INCA), é o segundo câncer mais incidente em homens, sendo a faixa de idade mais recorrente a partir de 65 anos, aproximadamente 75% no mundo, e depois dos 50 anos a mortalidade tem aumentado significativa, conforme estudos do Instituto . 

O câncer de próstata tem tratamento e deve ser orientado pelo especialista em oncologia e para manter a prevenção é indicado que o homem faça exames regulares indicados pelo urologista. 

Assim como, a idade é fator de risco, os fatores genéticos (hereditários), os hábitos alimentares e o estilo de vida de risco de algumas famílias também pode contribuir para o aparecimento da doença, já que o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado. 

Estudos também apontam que a exposição à produtos químicos como o petróleo, conservantes e outros derivados, podem ajudar no aparecimento do câncer, por isso, ao trabalhar e manter contato constante com esse tipo de produto químico é importante a verificação frequente dos efeitos no organismo. 

Quando o homem deve desconfiar que há algo de errado?
É  importante saber que a próstata é uma glândula presente apenas no corpo do homem e localizada na parte baixa do abdômen, próxima da bexiga e à frente do reto, já na parte final do intestino grosso. A glândula envolve a uma porção inicial da uretra, o tubo em que a urina fica armazenada na bexiga e que é eliminada. Na próstata é produzida parte do sêmen, mas não se relaciona com disfunção erétil, por isso ao notar dificuldade ao urinar, diminuição do jato da urina, vontade de urinar mais vezes ao longo do dia ou da noite ou apresentar sangue na urina, vai imediatamente ao médico e realize exames.
No caso do câncer de próstata, os exames indicados são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). 

Homem, sempre será sua vez de cuidar da saúde, não descuide dela. A Oncológica do Brasil apoia a campanha #Novembroazul para combater o câncer de próstata, nossa equipe multidisciplinar está sempre preparada para atender paciente e cuidar com todo o respeito e atenção que esse momento merece.
 

Comentários