Saber se utilizar do marketing médico é um grande benefício para que se possa ter um maior reconhecimento do próprio trabalho mediante as outras pessoas. Mesmo que o marketing boca a boca em relação à área médica ainda seja uma das melhores maneiras de você atrair um público, hoje em dia, só ele não basta.
Por isso que muitos profissionais estão se utilizando das redes sociais para se comunicar com seus pacientes em potencial e atrair mais atenção ao que fazem.
O único problema quanto a isso é que a ferramenta é usada de modo equivocado e ainda se tem muitas dúvidas em relação ao seu uso. Portanto, veja mais sobre este assunto aqui, e como você pode contornar isso.
Como fazer um bom marketing médico?
Uma das grandes e melhores vantagens de usar as redes sociais vem pelo fato delas serem completamente gratuitas. Então, qualquer pessoa pode ter acesso a essa página. O Instagram, principalmente, possui como vantagem um bom sistema de visualização.
Esse que não precisa necessariamente ter uma promoção paga para que ele alcance bem outras pessoas. Ao contrário de outras redes sociais, você consegue ter um bom tráfego orgânico. Além desse fator, os recursos que a própria plataforma oferece são ótimos, pois você consegue:
- Responder cada comentário;
- Permitir que suas publicações sejam enviadas;
- Deixar que as pessoas salvem seus posts;
- Promover uma interação maior com seus seguidores.
Apesar de gratuita e possuir muitos benefícios, para os médicos é necessário que haja um certo bom senso. Um começo é se adequar quanto às regras do CFM para que não haja qualquer infração. A área de saúde passa por uma série de restrições, e é preciso que se leve a sério por toda a categoria. Algumas das diretrizes são:
- Informar valores das consultas e dos tratamentos médicos;
- Fazer anúncio de novos equipamentos e técnicas para valorização do consultório;
- Expor os pacientes mesmo que eles autorizem isso;
- Divulgar técnicas exclusivas;
- Fazer atendimento à distância.
Além disso, é mais que necessário que seu tipo de conteúdo seja algo único e que tenha relevância para quem te segue. Por isso, apenas seu conhecimento não basta, é preciso ter bom senso.
Como ter um melhor resultado com marketing médico?
Para que então, você consiga ter bons resultados e não quebrar nenhuma regra, é preciso que se tenha um certo planejamento sobre o tipo de conteúdo que você quer abordar, veja abaixo:
1. Planeje sua pauta
Antes de mais nada, é necessário que você mude sua conta para um perfil profissional. Assim, você terá uma melhor noção sobre métricas e alcance. Isso é importante porque cada perfil possui um público-alvo, então você deve se basear de maneira personalizada no seu tipo de conteúdo para os seus seguidores.
Pense então sobre que tipo de postagem é mais relevante e estude o horário ideal em que seu público receberá seu conteúdo, para que assim tenha melhores chances de alcance.
2. Interaja com seu público
Independentemente de qual setor da área médica você trabalhe, as pessoas sempre terão algum tipo de dúvida acerca de algo que você falou ou mostrou. Sendo assim, para que você tenha maior e melhor visibilidade com seu trabalho nas redes sociais, é preciso que você separe um tempo para responder e interagir com essas pessoas.
Ainda que não seja um retorno imediato, a partir do momento que alguém deixa uma dúvida, seja nos comentários, seja na caixa privada, elas acabam criando uma expectativa de retorno.
É natural que na rotina profissional o médico não tenha muito tempo de se dedicar às redes sociais. Então, se for de interesse pessoal, ter uma pessoa que cuide desta parte pode aliviar bastante as responsabilidades.
3. Identifique o seu público alvo
Uma das grandes vantagens do Instagram, por exemplo, é poder limitar o alcance que você quer dar a suas publicações. E isso se dá por um motivo.
Apesar de querer um reconhecimento, provavelmente o que você deseja é cativar mais clientes para si. Então, não faz sentido achar que pessoas de um lugar muito longe irão procurar seus serviços.
Portanto, pensar em quem será o seu público-alvo é fundamental para realizar a definição de estratégias. Então deixe seu perfil de acordo com aquilo que você espera.
Por exemplo, coloque sua localização na sua biografia, segmente seu público nas cidades próximas de você, e realize seus anúncios.
A técnica do anúncio é legal para que seu conteúdo chegue a mais pessoas e assim, você consiga obter o resultado que espera, tanto em retenção de cliente quanto em maior visibilidade.
Por que um médico deve utilizar as redes sociais?
Dentre os motivos para que um médico utilize das redes sociais, os principais que podem ser citados são:
- Ampliação de sua autoridade;
- Alcance maior de clientes;
- Divulgação de informações relevantes;
- Ser lembrado como referência em sua área.
Dentre as principais especialidades que podem se destacar no uso do Instagram como uma boa ferramenta de marketing, estão os cirurgiões plásticos, nutricionistas, endocrinologistas, dermatologistas, etc.
Outro setor também que vem ganhando muito destaque na área médica são os obstetras, pediatras e ginecologistas, principalmente porque essas são áreas de muitas dúvidas.
Então, para que você possa ter uma grande audiência, faça uso das ferramentas do Instagram, como os destaques para responder às dúvidas frequentes. Além do uso do reels para vídeos rápidos e informativos e das hashtags para maior alcance.
Sabendo o que usar, a hora que usar e o público certo, certamente suas redes crescerão e você terá mais visibilidade, conseguindo assim um marketing médico de qualidade.
Por fim, vimos então algumas dicas de como você pode promover sua página, de modo que você consiga atrair a atenção do público desejado para si. Além das dicas já citadas, você pode:
- Manter seu perfil sempre atualizado;
- Mostrar sempre conteúdos relevantes;
- Postar imagens atrativas e interativas, seguindo as regras do CFM;
- Utilize as hashtags;
- Planeje conteúdos para que você consiga ter publicações com uma certa regularidade.
Procure por perfis que se pareçam com aquilo que você pretende alcançar e faça uma análise dos principais pontos abordados por esses perfis.
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