Muitas vezes os sintomas de ansiedade e depressão podem parecer semelhantes se vistos de longe.
Isso porque ambos tem uma relação muito próxima e até entender quais os efeitos que cada um causa na vida do indivíduo é um pouco difícil à primeira vista.
No entanto, é necessário esclarecer que apesar de serem semelhantes, ambos são transtornos completamente diferentes, mas um pode levar ao aparecimento do outro.
A abordagem para tratamento de ambas doenças também acabam sendo distintas. Se você quer entender melhor como as duas coisas aparecem e quais são as causas e tratamentos possíveis para cada uma, continue lendo este artigo.
Os Sintomas de Ansiedade e Depressão
Ansiedade e depressão são doenças experimentadas por mais de 300 milhões de pessoas em seu dia a dia, segundo a OMS.
No Brasil, mais de onze milhões sofrem desse mal. A ansiedade representou quase 10% da população em 2017.
Embora muitas pessoas achem que as duas doenças se manifestam ao mesmo tempo ou que são a mesma coisa, essas pessoas se enganam.
Isso porque apesar das duas serem transtornos mentais, cada uma tem uma causa e precisa de um tratamento diferente.
Saber diferenciar ambas as doenças é fundamental para poder recorrer ao tratamento ideal o quanto antes.
Isso porque tanto o desenvolvimento da ansiedade pode proporcionar a aparição da depressão, quanto a depressão pode proporcionar o aparecimento da ansiedade.
Por isso é preciso muito cuidado para saber ajudar as pessoas que estão sofrendo com isso, ao entender mais sobre o que se trata cada uma delas.
O que é depressão?
Por se tratar de uma doença da mente, muitas pessoas tratam a depressão como algo irrelevante e não dão a ela o devido valor.
No entanto, desde os primórdios da humanidade a depressão é algo que já existia.
Com o passar do tempo e com as mudanças ao longo de nossa história, a depressão começou a ser mais evidenciada.
Por ser uma doença que não apresenta uma evidência física visível, muitas pessoas não tratam a depressão como uma doença perigosa.
No entanto, se não tratada, a doença pode manifestar uma série de alterações no corpo do indivíduo e o levar a desenvolver transtornos graves e prejudiciais à saúde.
A doença também pode se manifestar através de gatilhos externos. Por exemplo, uma pessoa muito estressada pode desenvolver sintomas de depressão caso ela seja predisposta a isso.
Outros fatores como:
- Desequilíbrio metabólico;
- Desequilíbrio hormonal;
- Ambientes competitivos;
- Falta de afeto;
- Falta de empatia;
- Traumas;
- Entre outros.
Tudo isso contribui para que a depressão possa vir a acontecer.
Os sintomas mais comuns que pode-se perceber na depressão é:
- Pensamentos negativos a todo instante;
- Sensação de culpa;
- Sentimento de inutilidade;
- Autoestima baixa;
- Tristeza;
- Diminuição do prazer e de ânimo para atividades do dia a dia.
É muito comum ver que tem gente que acha que a depressão é apenas uma tristeza profunda que pode ser anulada com pensamentos positivos.
Mas a grande diferença entre tristeza e depressão, é que a tristeza é algo momentâneo, já a depressão é duradoura.
O que é ansiedade?
A ansiedade é um sentimento normal que todo mundo experimenta em algumas situações do dia a dia.
No entanto, ela pode virar uma doença quando ocorre de maneira frequente e vem a prejudicar tanto a saúde mental quanto física.
Sendo assim, ela passa a ser vista como uma doença mental e os sintomas mais comuns são:
- Preocupações em excesso;
- Medos exagerados;
- Tensões;
- Incapacidade de relaxar;
- Sensação de que algo ruim vai acontecer;
- Medo exagerado de alguma situação;
- Medo de ser publicamente humilhado;
- Falta de controle de atitudes e pensamentos;
- Pavor em situações difíceis.
A ansiedade dificulta tarefas mais simples do dia a dia como falar em público, liderar uma situação, resolver algum problema, etc.
Assim, a pessoa sente tremedeiras, dores no estômago, diarreia, suadouro, taquicardia, respiração irregular, entre uma série de outros fatores.
Em casos mais graves, a pessoa chega a ficar incapacitada de realizar o que tem para fazer, prejudicando então sua vida no geral.
Diferenças entre os sintomas de ansiedade e depressão
Como dissemos, uma doença pode levar a outra. Sendo assim, o diagnóstico pode ser mais complexo do que se imagina.
Sendo assim, é necessário que para um diagnóstico preciso o paciente passe por consultas médicas com um psicólogo que poderá ajudá-lo a entender o histórico do paciente e o que vem causando esses gatilhos em sua vida.
Somente depois de algumas consultas é que o médico saberá diferenciar os sintomas de ansiedade e depressão e, assim, indicará o melhor tratamento para ambos os casos.
O tratamento mais indicado entre os médicos é, primeiramente, um acompanhamento psicológico junto com uma medicação específica.
A única diferença entre ambas as doenças é que a depressão geralmente é tratada com a ajuda de medicamentos em sua maioria.
Já quem tem ansiedade nem sempre precisa fazer uso de medicamentos pois só a terapia já causa um grande efeito na vida do indivíduo.
Em geral, pode-se dizer que tanto os sintomas de ansiedade e depressão precisam de um tratamento a longo prazo e uma atenção adequada para ambos.
Se você conhece alguém que está enfrentando uma dessas doenças ou ambas, é preciso ter muita paciência e, acima de tudo, oferecer empatia.
Isso porque principalmente a depressão é uma doença que deixa a pessoa muito melancólica e sem perspectiva de vida.
Todas as dores são muito intensas e parecem não ter solução.
Conclusão
É muito importante não banalizar os sentimentos de depressão e ansiedade.
Isso porque elas são doenças cruéis que mexem muito com o interior do indivíduo. Portanto, quem sofre com elas precisa de muito apoio para poder sair disso.
O tratamento psicológico é fundamental não só para tratar como também para prevenir o aparecimento desses sintomas de ansiedade e depressão.
É importante também não banalizar ou tratar com pouco caso, pois isso pode se tornar muito pior para pessoa que está sofrendo com isso.
Conseguiu entender a diferença entre depressão e ansiedade? Então nos diga aqui nos comentários e compartilhe este artigo com outras pessoas.