Notícias

Dr. Rubem Conde responde as principais dúvidas sobre a Vacina do Covid-19 e os pacientes Oncológicos

Por Comunicação    |    COVID-19    |    Em 22/01/2021    |    2874 Visualizações

 

 

O médico Oncologista Clínico Dr. Rubem Conde, staff da Oncológica do Brasil, traz questões importantes sobre a vacina contra a Covid-19 e o paciente oncológico, com o propósito de contribuir com o esclarecimento da população.

O paciente Oncológico poderá tomar a vacina contra o Covid-19?

Depende da doença autoimune e dos tratamentos que o paciente está fazendo. Isso porque pacientes com câncer em tratamento com quimioterapia podem ter redução na resposta imunilógica, logo, nesses casos, não é recomendada a vacinação com vírus vivos atenuados, pois há o risco do desenvolvimento da doença que a vacina deveria combater.

Para vacina com vírus inativo ou vacinas com fragmentos virais, não há o risco de desenvolver a doença, apesar da eficácia da vacina poder ser menor em comparação as pessoas com o sistema imunológico normal. 

Sou paciente oncológico, o que devo fazer?

Avalie com o seu médico e de acordo com o seu tratamento, pois a recomendação de vacinação para pacientes oncológicos será feita com base no tipo de vacina e no tipo de tratamento que a pessoa esteja recebendo. 

De toda forma, como ainda não existem estudos da vacina contra a Covid-19 em pacientes com câncer, nem sobre a eficácia, nem sobre o tempo de proteção, todos os pacientes mesmo após serem vacinados deverão manter as medidas sanitárias atuais estabelecidade pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como são as vacinas aprovadas no Brasil?

Coronavac : Produzida pela Sinovac com o Instituto Butantan. O imunizante usa uma tecnologia tradicional na fabricação de vacinas: o próprio coronavírus "morto", que, por estar inativo, não causa a doença e gera resposta do sistema imune.

Vacina da Astrazeneca: Produzida pela Oxford e Fiocruz. O imunizante usa um adenovírus que causa gripes apenas em chimpanzés para carregar o material genético do novo coronavírus até o organismo e provocar a resposta imune. 

Comentários