A clínica médica consiste no tratamento médico geral e engloba todas as áreas não cirúrgicas em que o médico trata dos problemas da saúde como um todo, encaminhando para outras áreas específicas, quando necessário.
A cirurgia oncológica é um dos tripés para o tratamento do câncer, ao lado da quimioterapia e da radioterapia, usada hoje no diagnóstico, estadiamento e tratamento ou extração de quase todos os tumores sólidos ou órgãos afetados pela doença.
A cirurgia geral é a área que engloba todas as áreas cirúrgicas. O médico especialista atua principalmente nos casos de problemas cirúrgicos exploratórios de doenças ainda não diagnosticadas, como as do aparelho digestivo e casos de urgências.
A cirurgia torácica trata a caixa torácica e vias aéreas. É a especialidade médica que se ocupa do tratamento de patologias pulmonares e torácicas passíveis de abordagem cirúrgica à exceção das que acometem o coração e grandes vasos.
É a área da medicina que se dedica aos estudo da fisiologia, patologia e cuidado do corpo da mulher e de seu sistema reprodutor. É imprescindível o acompanhamento da mulher por este profissional já na adolescência, logo após o início da fase menstrual.
A Mastologia é uma subespecialidade que trata da mama, suas alterações benignas, malignas e sua estética.
A urologia é a especialidade médica responsável por tratar clinica e cirurgicamente das doenças do aparelho reprodutor masculino e trato urinário do homem de da mulher.
Gastroenterologia é o estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao aparelho digestivo, incluindo erros inatos do metabolismo, doença do trato gastrointestinal, doenças do fígado e cânceres.
Coloproctologia é a parte da medicina que estuda e trata os problemas do intestino grosso (cólon), sigmoide e doenças do reto, canal anal e ânus.
A onco-hematologia é a hematologia aplicada a pacientes com doenças malignas no sangue e gânglios ou ínguas. Fazem parte desse grupo os linfomas, leucemias, doenças mieloproliferativas (policitemia, trombocitemoa e mielofibrose), mielodisplasias e o mieloma múltiplo.
A oncologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento do câncer, incluindo sua etiologia e desenvolvimento. É a especialidade mais nova dentre as especialidades de tratamento com paciente oncológico.
A dermatologia é o estudo da pele e seus anexos (pelos, glândulas), visando o tratamento e a prevenção das doenças. Esta especialidade também tem uma parte estética preocupada com o melhoramento do aspecto da pessoa.
A radioterapia é o tratamento empregado em várias doenças, especialmente o câncer, com o uso de raios ionizantes: eletromagnéticos, como os raios X e gama, ou de partículas elementares, como os elétrons, prótons e nêutrons.
A nutrição oncológica é a nutrição voltada para o paciente com câncer e o acompanhamento é feito antes, durante e após o tratamento. A nutrição investiga e controla a relação do homem com o alimento para a preservação da sua saúde.
A psicologia oncológica é uma especialidade da psicologia e uma subespecialidade da oncologia que procura compreender o impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, de sua família e dos profissionais de saúde envolvidos em seu tratamento.
O médico pneumologista se dedica ao estudo e tratamento das doenças das vias respiratórias, incluindo traqueia, brônquios, pulmões e estruturas parecidas ou que estão próximas. A especialidade de pneumologia pode tratar doenças como asma, tuberculose, fibrose cística, rinite, dentre outros.
A fonoaudiologia oncológica é aplicada aos pacientes com câncer, uma vez que o tratamento pode ter como consequência alterações na cavidade oral, faringe, laringe e sistema nervoso, acarretando dificuldades na comunicação oral e na alimentação.
A fisioterapia em oncologia objetiva preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.
As indicações são determinadas pelas disfunções causadas pelo tumor no paciente, assim como pelos tipos de tratamento adotados
A fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções.