Com o objetivo de identificar doenças genéticas e síndromes hereditárias do câncer, a oncogenética realiza um estudo fazendo o levantamento de informações sobre a árvore genealógica do paciente a fim de que o mapeamento realizado possa antecipar o tratamento daqueles que carregam genes hereditários da doença.
O estudo reúne informações dos familiares por meio do Aconselhamento Genético e em pouco tempo já obtém dados que possam ser repassados aos especialistas da Oncologia Clínica, que podem solicitar o teste genético, caso haja o diagnóstico prévio relacionado ou não com o histórico familiar. O exame de sangue ou saliva é feito no laboratório com resultado em média de 30 dias, com os resultados é possível a avaliação acelerando o processo de tratamento e mudanças de hábitos dos pacientes.
A Oncogenética é aberta para todas as pessoas, e é destinado ao grupo que possui alto risco da predisposição de desenvolvimento do câncer, com o método mais medidas de rastreamento são adotadas e aplicadas ao paciente e aos familiares.
Doutorado em Geneticista e Biologia Molecular. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1991). Atualmente é professora de Pediatria na Universidade Federal do Amazonas e preceptora sem vínculo empregatício da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Pediatria e Genética Médica. Médica geneticista da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, SES-AM, coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal situado na Policlinica Codajás. Tem interesse em pediatria, saúde coletiva, medicina preventiva, genética médica, triagem neonatal.
Agende sua Consulta