A campanha Abril Amarelo traz um importante alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer ósseo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) mostram que o tumor ósseo representa 2% das neoplasias oncológicas no país e, segundo a SBC, tem uma incidência de aproximadamente 2.700 casos por ano.
A causa da maioria dos tipos de câncer ósseo ainda é desconhecida, mas é destaca-se a importância do diagnóstico precoce acerca da doença. A exposição a altos níveis de radiação, síndromes genéticas e doenças pré-existentes, como a Doença de Paget, contribuem para o aumento de chances de desenvolvimento do tumor ósseo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia, em média, são registrados dois a três casos a cada 1 milhão de habitantes. O mieloma múltiplo é o mais comum em pessoas a partir dos 50 anos, já nas crianças e adolescentes, o mais comum é o osteossarcoma.
Caso o paciente tenha o diagnóstico confirmado, ele deverá ser submetido a exames e condutas realizadas pelo médico responsável. O tratamento pode incluir cirurgias, quimioterapias e radioterapias. Lembrando que quanto mais precoce diagnosticado, maior a probabilidade de cura.