Notícias

Agosto Branco mês de Combate, Prevenção e Conscientização do Câncer de Pulmão

Por Comunicação    |    Agosto Branco    |    Em 11/08/2021    |    3750 Visualizações

 

 

Estamos em Agosto, mês de prevenção e conscientização do câncer de pulmão, o Agosto Branco. Campanha que visa combater a doença e orientar sobre os riscos deste que é, de acordo a Organização Mundial da Saúde - OMS, a neoplasia que mais provoca mortes no mundo e também é o segundo tipo de tumor mais comum entre homens e mulheres no Brasil. 

Estima-se que até 2030 o número de mortes chegue a 8 milhões, dados preocupantes, já que a doença tem como um de seus agentes principais, a nicotina. 90% dos casos de câncer de pulmão são decorrentes da dependência dessa substância devido ao tabagismo. Para reforçar o combate à doença, em 29 de agosto temos o dia Nacional de combate ao fumo, que se volta especificamente para o controle do tabagismo, como um problema de saúde pública. A convivência com fumantes também é prejudicial, os chamados fumantes passivos, inalam a fumaça lançada no ambiente que carrega cerca de quatro mil compostos, dos quais mais de 200 são tóxicos e 40 cancerígenos. 

É importante ressaltar que o câncer de pulmão não está totalmente ligado apenas ao tabagismo, alguns fatores externos como a poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, deficiência de vitamina A, histórico familiar podem ser a explicação para o aparecimento deste tipo de neoplasia.

Os principais sintomas para se atentar são tosse, rouquidão frequente, sangramento pelas vias aéreas, dores no peito e dificuldade de respirar e devem ser imediatamente investigados juntamente com um médico especialista. 

A Oncológica do Brasil é um dos maiores centros de referência em tratamento de câncer do país e faz o alerta para que ao identificar os primeiros sintomas, inicie as análises clínicas e os tratamentos necessários e indicados pela o oncologista e grupo multidiciplinar. Quando identificado o diagnóstico precoce as taxas de sobrevida no estágio inicial sobem para 56%.

Comentários