Os linfomas são neoplasias encontradas no sistema linfoide e que são representados pelos linfonodos, gânglios ou ínguas, onde estão as células brancas responsáveis pela defesa do organismo contra agentes externos, por exemplo, as infecções.
O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Verde Claro, que traz o alerta para prevenção e diagnóstico precoce dos linfomas.
Os linfonodos são bem pequenos e têm a forma semelhante ao do feijão, existem mais de 400 espalhados por todo o corpo e são divididos em grupos (cadeias), a maioria se encontra na região do pescoço (cadeia cervical) e interligados pelos vasos e ductos linfáticos.
O linfoma é caracterizado como um tumor maligno e está na lista dos dez tipos de câncer mais incidentes em homens e mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foi a neoplasia mais estimada no ano de 2020 e aproximadamente 2.640 casos da doença foram diagnosticados naquele ano.
A doença pode ter como causa: sistema imune comprometido; portadores dos vírus Epstein-Barr e HTLV1 e da bactéria Helicobacter pylori têm risco aumentado para alguns tipos de linfoma exposição a altas doses de radiação. Além disso, substâncias químicas estão associadas à ocorrência da doença, como agrotóxicos.
O diagnóstico é feito por profissionais da saúde, com avaliação e exame físico. Caso confirmada a suspeita do linfoma, é realizado exame de imagem e biópsia da medula óssea para verificação da extensão da doença no corpo.
Sintomas
Febre contínua maior que 38ºC, perda de peso, suor noturno que pode deixar o corpo todo molhado, volume no baço, desconforto e volume abdominal ou tosse frequente são os sintomas que devem preocupar.
A Oncológica do Brasil apoia a campanha e alerta para a necessidade de procurar ajuda médica caso os sintomas listados acima apareçam e permaneçam.