Notícias

Campanha Junho Vermelho mostra a importância da doação de sangue

Por Comunicação    |    Junho Vermelho    |    Em 31/05/2022    |    940 Visualizações

 

 

A campanha Junho Vermelho chega para reforçar a importância da doação de sangue e atrair novos doadores. Segundo dados do Ministério da Saúde, 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. O número representa 1,6% da população, o que está dentro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de, pelo menos, 1% da população doadora. Apesar disto, o número está longe de atender a atual demanda.

Segundo a médica hematologista, Giovanna Ghelfond, que integra a equipe da Oncológica do Brasil, a escolha do mês se dá por um motivo específico. “Tem a ver com a chegada do inverno, já que com a queda da temperatura, os estoques de hemocentros costumam ficar mais baixos”, explica.

“A doação é extremamente importante para você salvar vidas. Você consegue ajudar pacientes em tratamento de leucemia, linfomas, mielomas, pacientes pós-transplante, de câncer sólido, que realmente precisam da doação”, afirma a médica hematologista.

“Procurem um banco de sangue, procurem um hemocentro para que vocês possam fazer essa doação e ajudar várias pessoas através da doação”, incentiva Giovanna Ghelfond.

Origem da campanha

A campanha Junho Vermelho foi criada em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue. Além das baixas temperaturas, outra motivação para a escolha do mês de junho foi o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho. A ideia da campanha é trazer conscientização sobre o tema e homenagear doadores de sangue.

Critérios para doação

Para doar é muito simples. Basta procurar o hemocentro mais próximo a você e:
- Ter entre 16 e 69 anos.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Apresentar documento de identificação com foto.

Comentários