Notícias

Chegou o mês de alerta para cuidar e se prevenir contra o câncer de pele

Por Comunicação    |    Dezembro Laranja    |    Em 01/12/2021    |    722 Visualizações

 

 

Que o uso de proteção solar é importante, a maioria de nós já tem ciência, mas temos cumprido regularmente seu uso?

O que para alguns pode parecer um item de uma rotina que se volta apenas à vaidade, na realidade é uma rotina de prevenção e cuidado com a saúde para se evitar o câncer de pele e o envelhecimento precoce dela.

Já é bem comum encontrar produtos dermatológicos com proteção para lábios, rosto, corpo e cabelo, sempre com algum fator solar UV para as áreas com maior exposição ao sol. Além desses produtos, a rotina diária como o uso de óculos, chapéus e evitar estar exposto ao sol em horários de 10 e 16h, também auxiliam na proteção do corpo contra a incidência dos raios solares UVA e UVB.

A doença se dá pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem o maior órgão que possuímos, a pele, e essas células ao crescerem desreguladamente formando camadas e conforme forem afetadas, é possível definir o tipo de câncer, sendo os mais comuns carcinomas basocelulares e os espinocelulares, há ainda um mais raro e letal: o melanoma, sendo ele o tipo mais agressivo de câncer da pele que pode levar a morte.

São fatores de risco:

– histórico familiar de câncer de pele;

– pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;

– pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;

– exposição prolongada e repetida ao sol na infância/adolescência.

O câncer de pele é considerado um dos cânceres mais frequentes no mundo e no Brasil.

É possível identificar quando:

– Aparecem feridas com formas diferentes ou mudam a forma e nunca cicatrizam, descamam, ardem e sangram.

– Pintas e sinais que mudam a forma no rosto, costas, braços, orelhas e pescoço

Segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele no "Norte (23,74/100 mil), encontra-se na segunda posição e entre as mulheres, é o mais frequente em todas as regiões do País".

Importante saber que a Lei federal de n°14.238, criou o estatuto da pessoa com câncer em que o paciente oncológico tem plenos direitos de atendimento integral pelo SUS, a lei ainda garante assistência social e jurídica.

Cuide-se, proteja-se, informe-se, a sua saúde e de quem você ama pode seguir sem essa doença.

A Oncológica do Brasil apoia a campanha do #DezembroLaranja, incentiva a informação e cuidados. Para aqueles que já foram diagnosticados com câncer, é fundamental o tratamento, realizado da maneira correta, obedecendo todas as indicações do médico. Possuímos um quadro de especialistas com equipe multidisciplinar que está preparada para o acompanhamento e cuidados essenciais desde o psicológico até o acompanhamento de controle.

Comentários