Com o objetivo de oferecer a capacitação para os profissionais de saúde do Hospital São Camilo, em Macapá, a Oncológica do Brasil associada Secco e Jung promoveu, durante os dias 06 e 07 de maior, o primeiro curso de Educação Continuada em Oncologia.
O primeiro módulo foi ministrado pelo enfermeiro chefe da Unidade Belém, Henrique Santos, que abordou o manuseio de Cateteres em oncologia. O conteúdo programático percorreu as partes teóricas e práticas, esclarecendo questões de introdução em acessos venosos, conceito, realização do procedimento e cuidados, por exemplo.
A TÉCNICA PORT-A-CARTH
A punção port-a-cath também é conhecida como colocação de um cateter totalmente implantado. A indicação para esta técnica varia de acordo com as condições do acesso venoso de cada paciente. Na oncologia, é frequentemente usada para facilitar a condução da quimioterapia.
O cateter é implantado cirurgicamente e o reservatório colocado pode ser utilizado para a administração de medicamentos ou coleta de sangue com agulha especial. As vantagens vão desde a durabilidade (podendo resistir até 2 mil punções), menores taxas de infecção, diminuições dos agulhamentos, conforto e mobilidade durante a medicação e maior eficácia do tratamento.