O Programa de Estágio Interdisciplinar Teórico Prático de Iniciação em Oncologia iniciou nesta sexta-feira, 25, com uma aula inaugural, onde a equipe da Oncológica do Brasil recebeu diversos estudantes das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia, que farão parte da turma 2021.2.
No total, foram ofertadas quatro vagas para cada área de ensino e os estudantes precisaram realizar uma prova de seleção para participar do programa. O enfermeiro da Oncológica do Brasil e coordenador do programa de estágio, Henrique Santos, conta que a ideia do programa é formar profissionais com conhecimento em oncologia.
“O programa tem três frentes, como ensino, pesquisa e extensão, então, o aluno tem um ano de vivência tanto com aula teórica, como com a aula prática, ele ainda é envolvido em metodologia ativa, porque a gente trabalha a PPL, que é a aprendizagem baseada em problema”, diz Henrique. “Então acho que a gente ganha como profissional, porque a gente transmite esse conhecimento, a Oncológica do Brasil ganha por ajudar nesse processo de aprendizado desses alunos e quem ganha muito mais é a sociedade, é o paciente, que é o nosso foco”, finaliza o enfermeiro.
“Eu espero absorver o conteúdo de oncologia, que por muitas vezes não está na maioria da grade dos cursos dentro da universidade e também eu espero aprender a como desempenhar um melhor papel dentro de uma equipe multiprofissional”, afirma Yuri Freitas, que está no quinto semestre de psicologia.
Já para Karla Carolina Pinho, também estudante do quinto semestre de psicologia, é um mundo de novidades. “Para mim é tudo muito novo e eu me interesso muito pela área, me interesso muito pelo estágio, pela possibilidade de colocar em prática também tudo o que a gente aprende dessa grande área que é a oncologia”, conta.
O atendimento humanizado da Oncológica do Brasil foi uma referência para que Maria Paula Bulhões, estudante do sétimo semestre de enfermagem, escolhesse estagiar na clínica.