A Leucemia é o câncer que surge nas células do sangue. Os leucócitos (glóbulos brancos) começam a se reproduzir de modo desordenado, dando inicia à patologia, que se torna uma doença sistêmica, ou seja, que acomete todo o organismo. Dessa forma, a produção e funcionamento de outras células sanguíneas ficam prejudicadas e o acúmulo de células doentes na medula óssea, toma o lugar das células sadias.
Existem 12 tipos de leucemia que variam de acordo com o tipo de célula atingida e com a velocidade com que ocorrer a divisão celular, sendo que os quatro tipos primários são: Leucemia Mieloide Aguda (LMA), que atinge as células mieloides e se desenvolve de maneira rápida (acomete adultos e crianças); Leucemia Mieloide Crônica (LMC), que atinge as células mieloides e se desenvolve devagar (sendo mais comum em adultos); Leucemia Linfocítica Aguda (LLA), que atinge células linfoides e se desenvolve de modo muito rápido (acomete mais as crianças menores, mas pode ocorrer em adultos) e Leucemia Linfocítica Crônica (LLC), que atinge as células linfoides e se desenvolve devagar (afeta, principalmente, pessoas acima de 55 anos).
O Fevereiro Laranja é um mês dedicado ao combate da Leucemia, através da conscientização sobre a doença, da importância de conhecer seus sintomas, do diagnóstico precoce e, principalmente, da mobilização de toda a sociedade sobre a doação de medula óssea para o tratamento.
A Oncológica do Brasil, a fim de oferecer o melhor diagnóstico e tratamento do câncer, disponibiliza o maior e mais avançado serviço de Oncohematologia, contando com a maior equipe de especialistas da Região Norte. Pronto para atender, diagnosticar e tratar pacientes acometidos por doenças oncohematológicas, como mielomas, linfomas e leucemias.
Por ser uma doença silenciosa e de difícil prevenção, o diagnóstico precoce é sempre o maior aliado contra a doença. E a Oncológica do Brasil se une e apoia o movimento do Fevereiro Laranja.
Equipe de Oncohematologia da Oncológica do Brasil.