Com a virada do ano é comum que muitas pessoas estabeleçam novas metas e objetivos a serem alcançados, sabendo disso escolheu-se o primeiro mês do ano para sediar a campanha de atenção à saúde mental: o Janeiro Branco.
O Janeiro Branco é uma campanha que busca estimular as pessoas a refletirem e entenderem a saúde mental com parte fundamental do bem-estar do indivíduo, promovendo a prevenção do adoecimento emocional.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, enquanto a ansiedade afeta quase 20 milhões brasileiros. Dados alarmantes e que trazem preocupações para os profissionais de saúde, já que o suicídio é apontado pelo Ministério da Saúde como a 4ª maior causa de morte entre os jovens no país. Um número expressivo e que é um forte indicador das questões relacionadas à saúde mental no Brasil.
A campanha do Janeiro Branco busca combater a falta de informação e os estigmas relacionados à saúde mental, como forma de estabelecer um diálogo, compreender melhor o ser humano e suas aflições e prevenir o desenvolvimento das doenças emocionais. Além disso, mais do que nunca, a campanha mostra sua relevância devido ao quadro pandêmico e a necessidade de isolamento social.
A SAÚDE MENTAL E O TRATAMENTO DO CÂNCER - É comum que o diagnóstico do câncer traga algum impacto emocional ao paciente e seus familiares. Medo, incertezas e ansiedade podem ocorrer ao longo do caminho do paciente oncológico e implicar na diminuição de hábitos saudáveis, não cumprimento e até abandono do tratamento médico.
Sabendo do impacto da saúde mental para o tratamento oncológico, a Oncológica do Brasil disponibiliza, em sua abordagem multidisciplinar, o acompanhamento de psicólogos para o paciente em tratamento como forma de contribuir no entendimento das emoções e no compromisso com a manutenção da boa saúde mental.