Notícias

Janeiro Branco que visa ressaltar a importância do cuidado com a saúde mental

Por Comunicação    |    Janeiro Branco    |    Em 19/01/2021    |    592 Visualizações

 

 

Os fatores que influenciam o nível de saúde mental de uma pessoa são diversos, e podem estar associados tanto a questões sociais, psicológicas e biológicas, podendo a exemplo citar os problemas socioeconômicos, o aumento da violência, repentinas perdas, condições de trabalho, fatores psicológicos e de personalidade, fatores genéticos que podem contribuir para o desequilíbrio químico do cérebro, violação de direitos, etc. Esses fatores acabam minando a saúde mental e por isso surge o adoecimento.

Por conta disto, o staff de psicologia da Oncológica do Brasil estaca atitudes simples que podemos tomar no dia a dia para cuidarmos da saúde mental:

Praticar o auto cuidado é uma forma de evitar sobrecargas emocionais e ajudar na qualidade de sua saúde mental.

Realizar atividade física e se manter ativo buscando ocupar o fluxo de pensamentos,

Aprender novas habilidades ajuda nosso cérebro a se desenvolver e se aprimorar, exercitar o habito de leitura também é de grande contribuição para o cuidado com a saúde mental além de colaborar para um bom desempenho cognitivo.

Separar um momento do dia para atividades sociais e familiares contribui para um bem estar emocional, como também realizar atividades que lhe tragam prazer, estimulando uma maior felicidade.

Um ponto importante de destacar quando falamos de saúde mental é da importância de manter uma regularidade no sono, dormir regularmente durante a noite favorece o bem estar cerebral.

Manter cuidados com a alimentação e com o estilo de vida saudável é um ponto fundamental, durante o dia a dia as pessoas acabam por não ter uma boa alimentação isso diminui os nutrientes que são ingeridos pelo organismo e que vão ajudar no cuidado cerebral.

O psicólogo Gilberto Coutinho, staff multidisciplinar da Oncológica do Brasil, ressalta que  o mais importante é que existem profissionais especializados para ajudar no cuidado com questões relativas à saúde mental. “em alguns casos é indispensável o auxilio de um profissional capacitado e medicamentos”, destaca.

Comentários