Notícias

#JaneiroVerde inicie o ano se cuidando.

Por Comunicação    |    Janeiro Verde    |    Em 30/12/2021    |    1067 Visualizações

 

 

2022 inicia com campanhas importantes para a saúde da mulher, mas que envolve diretamente também a saúde do homem. A campanha Janeiro Verde alerta para a prevenção ao câncer do colo do útero ou câncer cervical, causado pelo Papilomavírus humano- HPV oncogênicos, considerado o 3º tumor maligno mais frequente na população feminina e a 4ª causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, dados informados pelo Instituto Nacional do Câncer - INCA.

As duas principais formas de prevenção do câncer são: vacinação e o preventivo Papanicolau. A vacinação tetravalente contra o vírus inicia ainda na infância. Desde 2007, o Ministério da Saúde implementou o calendário para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Importante e eficaz a vacina deve ser tomada antes de iniciar a vida sexual, sendo duas doses intervaladas entre 6 meses. Ressaltando que a vacina é a forma de prevenção inicial, pois protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros 6 e 11 causam verrugas genitais e os dois últimos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Complementando a prevenção, para as mulheres a partir dos 25 anos que que já iniciaram sua vida sexual, o exame Papanicolau detecta outros tipos Oncogênicos do HPV. Lembrando sempre sobre os riscos da contaminação, elas incluem início precoce da atividade sexual entre adolescentes - por isso a vacinação destinada de 9 a 14 anos, os múltiplos parceiros, além do, tabagismo e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Cuide-se, previna-se, informe-se! O conhecimento sobre os perigos de doenças sexualmente transmissíveis e a forma de prevenção são imprescindíveis.

A Oncológica do Brasil apoia a campanha e tem uma equipe altamente preparada para o atendimento, tratamento e cuidados dos pacientes oncológicos, buscando cuidar da saúde física e psicológica com a equipe multidisciplinar.

Comentários