O câncer de ovário é um dos tumores silenciosos que acomete muitas mulheres e segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a neoplasia tem uma mortalidade de 4.123 em 2020. O mês de maio foi escolhido para ser o mês de conscientização e divulgação de informações sobre prevenção do câncer de ovário.
Dentre todos os tipos de câncer que afetam as mulheres, o de ovário é um dos mais letais. Isso porque cerca de 75% dos casos somente são diagnosticados em estágio avançado, segundo dados do INCA.
De acordo com especialistas, o câncer de ovário é uma neoplasia invasiva (maligna) das gônadas femininas, ou seja, uma replicação desordenada de células malignas que invadem primeiro o ovário e depois podem se espalhar para os órgãos da pelve e o abdome superior
Prevenção
As mulheres devem estar atentas aos fatores de risco e tentar manter hábitos saudáveis, como manter peso corporal ideal e regularmente ir ao médico, principalmente após os 50 anos.
Diagnóstico
Inchaço abdominal, perda de peso e apetite, dor na região do abdômen, fadiga e mudanças no hábito intestinal ou urinário são alguns sinais para ficar em alerta e procurar atendimento médico.
De acordo com a médica oncologista Juliana Chaves, da equipe Oncológica do Brasil, o diagnóstico precoce é possível em apenas parte dos casos, pois a maioria só apresenta sinais e sintomas em fases mais avançadas da doença.