Notícias

Março Azul: Campanha de prevenção ao câncer colorretal.

Por Comunicação    |    Março Azul e Vermelho    |    Em 01/03/2021    |    3250 Visualizações

 

 

O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, ou seja no cólon ou na sua porção final, o reto. Em 90% dos casos, o tumor se origina a partir de um pólipo adenomatoso, que sofre alterações progressivas em suas células ao longo dos anos. Logo, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o rastreamento por exames, como a colonoscopia.

A campanha do Março Azul busca chamar atenção para esse tipo de câncer e para a importância da detecção precoce, uma vez que é uma neoplasia tratável e curável, na maioria dos casos.

Os principais fatores relacionados aos riscos do desenvolvimento do câncer colorretal são:

● Idade igual ou acima de 50 anos.
● Excesso de peso.
● Alimentação pobre em frutas, vegetais e alimentos que contenha fibras.
● Consumo de carnes processadas.
● Ingestão excessiva de carne vermelha.
● Histórico familiar de câncer de intestino, ovário, útero ou mama.
● Tabagismo
● Consumo de bebidas alcoólicas
● Presença de doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn.
● Presença de doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC).

Os sinais e sintomas do câncer colorretal envolvem a presença de sangues nas fezes, alteração do hábito intestinal, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes e massa (tumoração) abdominal. Vale lembrar que esses sinais/sintomas também são comuns em problemas como hemorroidas, verminoses, úlcera gástrica e outros, devendo ser investigados imediatamente para o diagnóstico correto e tratamento específico.

A prevenção do câncer colorretal se dá através da manutenção de uma vida saudável e equilibrada, com a promoção de uma alimentação saudável com alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes; prática de atividades físicas regulares; manutenção do peso dentro dos padrões de normalidade e não fumar e/ou se expor ao tabagismo.

Comentários