Notícias

Mês de abril chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer ósseo

Por Comunicação    |    Abril Amarelo    |    Em 05/04/2022    |    1668 Visualizações

 

 

O câncer ósseo é quando tumores surgem diretamente nos ossos e o mês de abril é voltado para a campanha de diagnóstico precoce da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o mais comum é o osteossarcoma e acomete principalmente o público infanto-juvenil, atingindo de 3% a 5% de todos os cânceres. 

De acordo com o oncologista clínico Bruno Melo Fernandes, o câncer ósseo pode acontecer em ossos diferentes em pessoas de idades diversas. “Os principais sintomas são dor e inchaço no local do corpo, principalmente se houver o crescimento, uma dor que fica cada vez pior, dificuldade progressiva, pode haver também alguma limitação funcional, isto é, dificuldade de andar, ou de usar o braço, ou de movimentos por conta da presença desse tumor”, afirma.

Em quadros mais avançados os sintomas podem ser agravados. ”A pessoa pode ter também emagrecimento, pode ter dificuldade de respirar ou tosse, perda de peso sem justificativa”, diz o médico.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado principalmente através dos exames de imagem e logo após uma biópsia.
“Se tem eventualmente algum desses sintomas, é necessário procurar o médico e vamos realizar exames de imagem voltados para o local do sintoma. Como, por exemplo, a tomografia ou ressonância magnética. A partir desse exame podem ser achados alterações sugestivas de tumores”, ressalta o doutor Bruno.

Tratamento

Os tratamentos para os cânceres ósseos dependem do tipo de tumor e de quando ele foi descoberto, se oi descoberto em fase mais precoce ou em fase mais tardia. 
“Em geral, os tratamentos incluem a cirurgia sempre que possível para retirar o tumor ósseo inicial e associada à quimioterapia. Essa quimioterapia pode ser realizada antes ou depois da cirurgia e ela pode ser feita com uma série de medicações diferentes a depender do tipo de tumor ósseo. Em alguns casos a radioterapia também é uma opção, principalmente para controlar a dor causada pelo tumor”, conta o oncologista.

A Oncológica do Brasil

A Oncológica do Brasil conta com uma equipe multiprofissional completa para realizar o diagnóstico e tratamento com excelência dos pacientes. A clínica é referência em tratamento do câncer na Região Norte.
 

Comentários