Notícias

No Brasil quase 50% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço foram diagnosticados em estágio avançado

Por Comunicação    |    Julho Verde    |    Em 01/07/2022    |    1253 Visualizações

 

 

De acordo com o levantamento realizado pelo Observatório de Oncologia, cerca de 48% de pacientes com câncer de cabeça e pescoço foram diagnosticados em estágio III e IV, considerados avançados. A campanha Julho Verde alerta para o diagnóstico precoce e a prevenção desta neoplasia.

Ao menos 75% dos cânceres de cabeça e pescoço são causados pelo uso de álcool e tabaco. De acordo com a médica oncologista Ana Paula Banhos, os cânceres de cabeça e pescoço são geralmente ocasionados por maus hábitos e fatores ambientais. "Nós temos que nos atentar para os hábitos. Os tumores podem ser evitáveis se tivermos uma rotina saudável", afirma.

Em 2019, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram 20.722 mortes por câncer de cabeça e pescoço, além de preocupantes 41 mil novos casos a cada ano. Ainda de acordo com o INCA, o alto índice de mortalidade está ligado aos pacientes chegarem para o tratamento já com a doença avançada.

Como prevenir?

Evitar fumar, não consumir bebidas alcóolicas, manter-se no peso ideal e saudável, manter boa higiene bucal e usar preservativo durante a prática de sexo oral são orientações para a prevenção.

Comentários