Notícias

Oncológica do Brasil apoia ação de saúde, cidadania e empreendedorismo promovida pela Semu em parceria com o Grupo Manas do Carimbó

Por Comunicação    |    Outubro Rosa    |    Em 31/10/2024    |    146 Visualizações

 

 

A Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) realizou, nesta quarta-feira, 30 de outubro, no Teatro Estação Gasômetro, a feira "Expo Mulheres da Amazônia". O evento, que integra a programação especial do 'Outubro Rosa', contou com uma série de ações voltadas para saúde, cidadania e empreendedorismo, com destaque para o apoio da Oncológica do Brasil ao projeto do Grupo de Carimbó "Manas do Carimbó", idealizado por Helen Calumby.

O Grupo Manas do Carimbó nasceu com a missão de ajudar mulheres na superação das mazelas do câncer, promovendo saúde através do movimento, da interação e da afetividade. Inspirado no Carimbó, que é Patrimônio Cultural da Amazônia e uma expressão tradicional regional, o grupo utiliza a dança circular como uma prática integrativa complementar na área da saúde (PICS). A dança, além de fortalecer o corpo, promove a conexão entre as participantes e é um símbolo de resistência e alegria. Segundo as Manas do Carimbó, “é possível vencer o câncer através da alegria, do sorriso e do movimento”.

A feira teve início às 13h com uma exposição diversificada de artesanato, cosméticos, gastronomia e moda. O ponto alto cultural foi a apresentação do grupo "Manas do Carimbó", formado pelas mulheres Maria Rit, Kalena, Nonata, Merylane, Ely Rose e Helen Calumby. Elas encantaram o público, transmitindo a mensagem de esperança e superação por meio da dança, resgatando a tradição do Carimbó como instrumento de expressão e fortalecimento para quem vive com o câncer.

Além das atividades culturais, o evento ofereceu uma gama de serviços estéticos, como limpeza de pele, consultoria de maquiagem e design de sobrancelhas. A Defensoria Pública do Estado também marcou presença com a emissão de documentos como RG, CPF, carteira de trabalho digital e orientação jurídica.

No âmbito do empreendedorismo, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) garantiu a emissão de certidões e carteiras de artesão e empreendedora. Informações sobre microcrédito, Sebrae e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) também estavam à disposição, promovendo o empoderamento econômico feminino.

Os serviços de saúde estiveram disponíveis durante todo o evento, incluindo vacinação, testagem rápida e orientações sobre saúde da mulher. Às 17h, uma roda de conversa abordou temas como empreendedorismo, saúde da mulher e 'Outubro Rosa', compartilhando histórias de superação.

O encerramento da ação trouxe um desfile de moda com roupas e acessórios de mulheres empreendedoras da capital. A "Expo Mulheres da Amazônia" foi realizada com apoio das secretarias Seaster, Secult, Sespa, Sefa e a Defensoria Pública do Estado, e teve a contribuição fundamental da Oncológica do Brasil ao Grupo Manas do Carimbó, reafirmando o compromisso com a saúde, alegria e fortalecimento feminino na Amazônia.

Comentários