Notícias

Oncológica do Brasil realiza ação social com mais de 100 atendimentos em Manaus

Por Comunicação    |    Outubro Rosa    |    Em 17/10/2022    |    830 Visualizações

 

 

O evento aconteceu neste domingo, 9, na Orla da Ponta Negra, onde mais de cem atendimentos gratuitos de saúde e bem-estar foram realizados

Mais de cem pessoas participaram da primeira ação social da Oncológica do Brasil em Manaus para a campanha de Outubro Rosa. O evento, que contou com palestras informativas, exames gratuitos, sorteio de brindes e uma aula de zumba, aconteceu na manhã deste domingo, 9, na Orla da Ponta Negra, Zona Oeste da capital amazonense.

Segundo a médica e diretora da Oncológica do Brasil da unidade de Manaus, Dandara Carvalho, esta é primeira ação social que a clínica realiza no Amazonas, mas já estão sendo previstos novos eventos que vão levar informação à população manauara. A Oncológica do Brasil mais uma vez inova e torna-se pioneira.

"Somos uma clínica que tem 14 anos de atuação. Temos 10 unidades, esse é o primeiro ano da unidade no Amazonas. Nenhuma outra clínica particular do Estado faz um evento deste porte voltado para o público mais carente. Muito gratificante ver todos aderindo à campanha. Viemos com intuito de trazer informação porque diagnóstico precoce é prevenção", descreveu Carvalho.

Os serviços gratuitos prestados para quem chegasse no stand da Oncológica do Brasil foram desde avaliação nutricional; aferição de pressão e taxa de glicemia; manicure; corte de cabelo; aula de dança, massoterapia até orientação psicológica e encaminhamento de demais exames na clínica para o paciente interessado.

Pacientes da Oncológica do Brasil, como a fundadora do Instituto Lute Como uma Garota, Brenda Graziela, palestraram e conversaram sobre o câncer de mama com os participantes da ação.

A maratonista de 39 anos, Jaqueline Marreira, que estava caminhando pela Orla da Ponta Negra, aproveitou para medir o Índice de Massa Corporal (IMC) e fazer uma breve avaliação médica no posto da clínica.

"Estão de parabéns pela iniciativa. Com os exames que fiz aqui já dá para ter uma noção de como meu corpo está. Caso eu precise de algum acompanhamento médico já vou sair daqui com a orientação e com exames marcados. Tenho me preocupado bastante com a saúde, pois estou me preparando para uma maratona", contou Marreira.

Conhecer o corpo

Segundo o médico clínico-geral Washington Luiz Oliveira, que também integra a equipe de direção da Oncológica do Brasil, é necessário que as pessoas conheçam o seu corpo e procurem um médico quando identificar algo diferente nele.

"O câncer de mama é o segundo mais frequente e é o câncer que mais mata mulheres. Não podemos ficar à mercê e de braços cruzados. Nosso papel é na prevenção e conscientização dos nossos pacientes a fazerem exames de rotina, a conhecerem seu corpo e buscar o médico quando houver a necessidade. Este é um dos pilares da Oncológica do Brasil, tratamento e prevenção", comentou o médico.

Casos raros

O oncologista clínico da Oncológica do Brasil, Fábio de Queiroz, destacou que, apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens. O especialista explica que não é comum, mas é preciso estar sempre atento com os sinais do corpo.

"A gente fala muito no câncer de mama na mulher, mas não podemos esquecer que também acontece em homens. É menos de 1% da população mundial, mas pode acontecer. A ação de hoje busca levar informação à toda população, seja homem ou mulher", destacou o médico.

Exemplos de resistência

A administradora Brenda Graziela, de 26 anos, uma das palestrantes do evento, relatou brevemente como foi vencer o câncer de mama. Diagnosticada aos 24 anos, Graziela ressalta a importância do autoexame e do diagnóstico precoce, pois tem crescido o número de jovens com a doença.

"O câncer de mama em mulheres mais jovens ainda é muito desconhecido. Ele está chegando cada vez mais em pacientes jovens. O que queremos aqui é orientar para que as meninas também façam o autoexame. Já vimos casos de meninas de 11 e 12 anos serem acometidas pela doença. Se fizer o diagnóstico precoce, você tem 95% de chance de cura. Câncer de mama não é sentença de morte", alertou Graziela.

Outro exemplo de resistência é o de Maria de Jesus, que está na luta contra o câncer de mama. A paciente contou que é preciso ser forte para vencer os obstáculos

"Eu acredito que se cuidar e se prevenir é a melhor opção. Cheguei a um estado que quase não teve volta. Em primeiro lugar, é preciso confiar e acreditar que não existe o impossível. O câncer já foi uma doença irreversível, mas hoje já não é mais. A ciência juntamente com a fé tem demonstrando que é possível vencer o câncer e ter dias melhores. Estou vencendo e acredito que vai chegar o dia em que farei exames que não encontrarão nada de errado no meu corpo", destacou a paciente.

A próxima ação da Oncológica do Brasil em alusão ao Outubro Rosa vai acontecer na quarta-feira, 12, no Teatro Amazonas, localizado no centro histórico de Manaus. Já estão previstos também eventos relacionados ao Novembro Azul.

Sobre a Oncológica do Brasil

A Oncológica do Brasil é o maior centro de oncologia da Região Norte. Nasceu da necessidade de oferecer um atendimento de excelência às pessoas com câncer no estado do Pará. Hoje, a clínica é uma referência regional no diagnóstico e tratamento da doença em todas as suas fases.

Comentários