Notícias

Oncológica do Brasil realiza cirurgia pioneira com técnica PIPAC para tratamento de carcinomatose no peritônio

Por Comunicação    |    Tratamentos e Inovações    |    Em 17/05/2022    |    1621 Visualizações

 

 

A cirurgia com a técnica “Pipac” para tratamento de carcinomatose no peritônio foi realizada na sexta-feira, 13, no Hospital do Coração, em Belém. A equipe foi composta pelo cirurgião oncológico Dr. Rafael Maia, Dr. Fábio Morikawa, que integram a Oncológica do Brasil, e os cirurgiões Eduardo Dipp e Rafael Seintenfus, que vieram de Porto Alegre para acompanhar o procedimento.

A técnica “Pipac” foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2017, em Porto Alegre, e até agora cerca de 50 cirurgias foram feitas. Em toda a Região Norte, esta é a primeira vez que o procedimento foi feito. Em parceria com a fabricante do material, Bhio Supply, Hospital do Coração e NorteCare, a Oncológica do Brasil se tornou pioneira nessa técnica no Pará.

A “Pipac” é uma cirurgia minimamente invasiva, na qual um spray de quimioterápicos é aplicado, através de laparoscopia, com o objetivo de penetrar mais profundamente nos tecidos. O spray aerossolizado potencializa os efeitos da quimioterapia, oferecendo baixa morbidade, recuperação rápida e possibilidade de procedimentos repetidos, além de apresentar uma boa resposta para a regressão da neoplasia.

A técnica é uma alternativa indicada apenas para pacientes específicos que não têm indicação da cirurgia tradicional para a retirada da carcinomatose, desde que não tenham metástases à distância. O objetivo é paliar a ascite e, em alguns casos, reduzir a doença, podendo tornar o paciente elegível para cirurgia radical no futuro.

Após o procedimento, médicos especialistas em oncologia se reuniram em um restaurante, localizado no bairro do Umarizal, em Belém, para um meeting científico sobre a técnica.

Comentários