A campanha do Setembro Amarelo alerta para a prevenção ao suicídio e a importância do cuidado com a saúde mental. Neste sentido, a Oncológica do Brasil conta com um time de psicólogos, que fazem parte da equipe multiprofissional, para que os pacientes oncológicos e suas famílias estejam amparados emocionalmente e sejam acolhidos da melhor forma.
A data de 10 de setembro, assim como o mês, foi escolhida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), para chamar atenção para o alto índice de suicídio.
O diagnóstico do câncer impacta a vida do paciente e da família também, pois com ele vem o tratamento e, também, uma relação de perdas durante o mesmo: forma física, disposição, rotina, entre outros. Por isso, o acolhimento é essencial para dar suporte emocional.
A psicóloga da Oncológica do Brasil, Joyce Wylla, explica que o paciente oncológico precisa ser acompanhado mais de perto. “É assim no diagnóstico de câncer ou de uma doença oncológica, né? Existem sentidos particulares que cada um identifica, envolvendo a nossa história de vida, de cada um de nós, das nossas crenças, dos nossos hábitos, da nossa rede de apoio e, é claro, do estigma de fantasias que cada um possui com relação ao adoecimento oncológico”, conta.
“A gente tem sentimentos e emoções que vem à tona, e sinais de um adoecimento mental que podem ser identificados, avaliados e, que podem ser tanto reagentes a este processo que agora é vivenciado. Como também patológicos anteriores a tudo isso, que podem acabar, alguma forma eclodindo, levando esse paciente a alguns prejuízos em várias áreas como a funcionalidade, adesão ao tratamento, no autocuidado, na autogestão mesmo da sua vida e na sua autoestima”, conta a psicóloga.
“A psicologia tende a contribuir na adaptação dessa nova realidade que é vivenciada por esses pacientes e seus familiares. A gente favorece que, a partir da elaboração e do ressignificado que se dá à doença, os pacientes consigam enfrentar isso de uma forma mais saudável e positiva. E buscando sempre aquilo que a gente sempre diz, né? Que é a melhora desse bem-estar, não só do paciente, mas de uma família. A gente está aqui para alavancar e melhorar a qualidade de vida”, afirma Joyce Wylla.
A Oncológica do Brasil
Na Oncológica do Brasil, nosso serviço de psicologia está à disposição dos pacientes e da família. Nosso acolhimento preza pelo bem-estar de todos, por isso, todo paciente passa pelo atendimento psicológico, que também pode ser indicado pelos médicos e outros profissionais.