Notícias

USPSTF Emite Declaração Final de Recomendação sobre Triagem de Câncer de Pulmão

Por Comunicação    |    Tratamentos e Inovações    |    Em 11/03/2021    |    1908 Visualizações

 

 

A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA (USPSTF) publicou uma declaração de recomendação final sobre o rastreamento do câncer de pulmão em pessoas que não apresentam sinais ou sintomas. Com base nas evidências, a USPSTF recomenda a triagem anual usando uma tomografia computadorizada (TC) de baixa dose para pessoas com idade entre 50 e 80 anos que estão sob alto risco de câncer de pulmão devido ao seu histórico de tabagismo. Esta é uma recomendação B , o que significa que a USPSTF recomenda o serviço e que há alta certeza de que o benefício líquido é moderado ou há certeza moderada de que o benefício líquido é moderado a substancial.

A declaração de recomendação final da Força-Tarefa e os estudos de modelagem e resumo de evidências correspondentes foram publicados por Jonas et al no JAMA , bem como no site da Força-Tarefa . Uma versão preliminar da declaração de recomendação, revisão de evidências e estudos de modelagem estavam disponíveis para comentários públicos de 7 de julho a 3 de agosto de 2020.

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão e mais de 200.000 pessoas são diagnosticadas com a doença a cada ano. Nesta recomendação final, a USPSTF fez duas alterações que quase dobrarão o número de pessoas elegíveis para o rastreamento do câncer de pulmão: primeiro, a Força-Tarefa agora recomenda que as pessoas comecem o rastreamento aos 50 anos, em vez de 55; em segundo lugar, esta recomendação reduz o histórico de anos-maço de tabagismo que torna alguém elegível para triagem de 30 anos-maço para 20. A Força-Tarefa enfatiza que a melhor maneira de reduzir o risco de uma pessoa morrer de câncer de pulmão é parar de fumar, e se já pararam, continuem a não fumar.

Os candidatos à triagem são pessoas entre 50 e 80 anos que fumaram pelo menos 20 maços-ano ao longo da vida e ainda fumam ou pararam de fumar nos últimos 15 anos. Um maço-ano é uma forma de calcular quanto uma pessoa fumou; um maço por ano equivale a fumar em média 20 cigarros (ou um maço) por dia durante um ano. Pessoas entre 50 e 80 anos que são fumantes ou ex-fumantes devem conversar com seu médico sobre se têm alto risco de câncer de pulmão. Se forem, eles devem discutir os benefícios e malefícios do rastreamento, para que possam determinar se o rastreamento do câncer de pulmão é adequado para eles.

 

“A Força-Tarefa analisou novas evidências que mostram que o rastreamento pode ajudar muito mais pessoas com alto risco de câncer de pulmão”, disse o membro da USPSTF Michael J. Barry, MD , Diretor do Programa de Decisões Médicas Informadas no Centro de Ciências de Decisão em Saúde em Massachusetts General Hospital, professor de medicina na Harvard Medical School e clínico no Massachusetts General Hospital. “Ao examinar pessoas mais jovens e que fumaram menos cigarros, podemos salvar mais vidas e ajudar as pessoas a permanecerem saudáveis ​​por mais tempo.”

Ao expandir quem é elegível para triagem, as mudanças nesta recomendação serão especialmente úteis para negros e mulheres. Os dados mostram que ambos os grupos tendem a fumar menos cigarros do que os homens brancos. Os dados também mostram que os negros têm um risco maior de câncer de pulmão do que os brancos. Essas mudanças significarão que muito mais negros e mulheres que fumam serão elegíveis para esse exame que pode salvar vidas.

 

“As mudanças nesta recomendação significam que mais negros e mulheres estão agora qualificados para o rastreamento do câncer de pulmão, o que é um passo na direção certa”, disse o membro da USPSTF John B. Wong, MD , Diretor Científico, Vice-Presidente de Assuntos Clínicos, Chefe da Divisão de Tomada de Decisões Clínicas e clínico geral do Departamento de Medicina do Tufts Medical Center. O Dr. Wong também é Diretor de Pesquisa de Eficácia Comparativa do Instituto de Ciência Translacional Clínica Tufts e Professor de Medicina na Escola de Medicina da Universidade Tufts e na Escola de Graduação em Ciências Biomédicas da Universidade Tufts.

“No entanto, para salvar mais vidas e garantir que todos os que se beneficiariam sejam examinados, é essencial que o rastreamento seja implementado de forma ampla e equitativa”, acrescentou o Dr. Wong.

A USPSTF é um painel voluntário independente de especialistas nacionais em prevenção e medicina baseada em evidências que trabalha para melhorar a saúde de todos os americanos, fazendo recomendações baseadas em evidências sobre serviços preventivos clínicos, como exames, serviços de aconselhamento e medicamentos preventivos.

Fonte: https://ascopost.com/news/march-2021/uspstf-issues-final-recommendation-statement-on-screening-for-lung-cancer/?utm_source=TAP%2DEN%2D030921%2DINTL&utm_medium=email&utm_term=e10a34c065e73a268daf83da5652b12a?bc_md5=e10a34c065e73a268daf83da5652b12a

Comentários